Saiba como é feita a extração do mármore que usamos na decoração
A pedra é um dos elementos mais antigos do mundo. Possui diferentes colorações e consistências, e por isso acaba tendo os mais diversificados usos. Entre essas pedras, está o mármore.
E definitivamente, o mármore é especial. Possui cores diferentes, pode ser moldado no tamanho que o homem desejar e ainda oferece um toque de luxo e requinte para qualquer ambiente.
Mas essas pedras nem sempre são assim. Antes do mármore chegar aqui no Show room da Rei do Mármore e esbanjar a sua beleza, ele recebe uma série de tratamentos que o passam de uma pedra bonita para algo ainda mais belo e espetacular.
O que é o Mármore
Muitas pessoas confundem o mármore com outros materiais, mas ele se trata de uma rocha metamórfica exposta a altas temperaturas. Por esse motivo, suas maiores minas encontram-se em regiões de rocha matriz calcária ou com atividade vulcânica.
No universo comercial, é classificado como mármore qualquer rocha – no caso carbonática – que seja capaz de ser polida.
Por isso, ela acaba tendo uma variedade absurda de cores e texturas, que a tornam muito utilizada na indústria de rochas ornamentais.
Extração do mármore
Por ser um mineral, o mármore é extraído diretamente das jazidas. Essas jazidas são reservas naturais, onde esse material pode ser encontrado.
Ele é extraído através de cortes que o fatiam em enormes blocos. Assim que cortados, – com ferramentas e fios de diamantes – esses blocos são armazenados e ficam aguardando as próximas etapas.
Após a extração, com ferramentas específicas, as serrarias transformam esses blocos em chapas, através de corte horizontais e/ou verticais.
Assim, as placas ficam prontas, aguardando o acabamento e a finalização, que podem ser os mais variados.
Acabamentos do mármore
Por ser um material extremamente versátil, o mármore possui diversas possibilidades de acabamento. Entre esses acabamentos estão o bruto, resinado, levigado, polido, jateado, apicoado e flameado.
O acabamento Bruto, como o nome já diz, é o mármore no seu estado natural.
Ele acaba dando uma textura rígida e rústica ao material, algo bem natural da própria pedra. Por ser bruto, ele não recebe tratamento algum, sendo assim, apenas cerrado.
O acabamento resinado consiste na aplicação de camadas de resina e lustração. Esse acabamento tira toda a porosidade da superfície do material e dá um brilho diferenciado. Acaba concedendo um brilho superior ao polimento padrão.
Se todos esses acabamentos acima dão apenas aspectos estéticos ao mármore, o acabamento jateado consiste em jatos de areia que são lançados na pedra.
Esse acabamento deixa o material um pouco mais áspero e menos escorregadio. Sem brilho, ele é altamente recomendado para áreas externas como rampas e etc.
O acabamento polido é o mais usado. É feito um polimento no material, que acaba com a porosidade da sua superfície e ainda dá brilho.
Diferente de outros acabamentos, esse preserva a coloração natural do material, e ainda o realça, dependendo da cor – um exemplo são os mármores escuros -.
O acabamento levigado consiste em lixar o mármore até deixa-lo com a superfície completamente lisa, só que opaco, semi-polido.
Outro acabamento muito interessante é o apicoado. São dadas marteladas na placa, formando assim uma superfície áspera e uniforme. É comumente usada em áreas externas por ser antiderrapante.
E o último acabamento é o flameado, que é literalmente queimar a placa de mármore. Essa placa fica com um aspecto rugoso, áspero. Não é um uso comum, mas por ter características antiderrapantes, pode ser usado nas áreas externas.
Após esses processos, o mármore é armazenado ou vendido, e vem aqui para o showroom da Rei do Mármore.